Como Fazer um Bom Currículo

Buscar novas e boas colocações no mercado está sendo um desafio a parte nesse mercado cada vez mais competitivo, os profissionais buscam se preparar cada vez mais por uma vaga que à pouco tempo atrás era oferecida com menos requisitos e com salários mais altos do que os atuais.

A melhor forma de mostrar toda a sua experiência e os conhecimentos que foram adquiridos ao longo da sua trajetória profissional é através do seu currículo, ele é a sua melhor forma de apresentação, porém ele pode ser uma grande armadilha quando mal estruturado e idealizado.

dicas-uteis-curriculo

Quais são os itens obrigatórios para ter um Currículo Bom ?

Para que seu currículo seja levado em consideração em uma candidatura à vaga, é preciso:

  • Conter de forma clara todas as suas informações pertinentes, como: nome, nacionalidade, bairro e estado de residência, idade, informações sobre filhos e contatos (e-mail e telefone) ;
  • Objetivo profissional bem escrito e que seja claro;
  • Quando for descrever sua formação profissional ou escolaridade, coloque apenas as últimas formações:
    • Curso superior
      • Completo: descreva a instituição pelo qual se formou, qual foi o ano da formatura e qual o curso realizado, informe se foi tecnólogo, bacharel ou licenciatura. Se o segundo grau for pertinente ao curso superior informe.
      • Incompleto: informe todos os dados anteriores e também os dados sobre sua formação do segundo grau, independente se for pertinente ou não.
    • Pós Graduação: informe os dados da sua formação superior
    • Em casos de cursos de especialização, informe a instituição de ensino, a quantidade de horas, qual o ano da formação. Lembrando que para contar como curso de especialização precisa ter mais de 120h ou 4 meses de duração.

      Cursos abaixo dessa carga horário são considerados como cursos complementares e são válidos para colocação em currículos, não esqueça que precisa realizar a descrição da mesma que o curso de especialização.

  • Informe se possui fluência em outras línguas e o seu nível (básico, intermediário ou avançado)
  • E por fim, seu histórico profissional. Se tiver muitas experiências no seu currículo, procure falar sobre as principais, as 4 últimas. Se todas foram experiências que precisam ser citadas, fale sobre todas de forma resumida, ressaltando os principais pontos.

Cidade-com-mais-vagas-de-Emprego-2

O que não deve ser colocado em seu currículo?

Cometer erros em seu currículo pode significar perder uma oportunidade que tanto esperava, portanto fique atento as dicas abaixo:

  • Não deixe seu currículo passar de duas folhas;
  • Não coloque informações sobre seus documentos;
  • Sempre resuma nos principais pontos sua experiência profissional;
  • Informações relevantes precisam estar em destaque

Detalhes como esses podem fazer uma enorme diferença, principalmente passar uma falsa impressão ao recrutador. Ele pode lhe classificar como desleixado ou desorganizado apenas pela disposição das informações em seu currículo. Caso esteja procurando por modelos de currículos, confira nosso artigo com currículos prontos.

cursos-cpt-mais-dicas-de-ouro

Procure manter seu currículo com fontes aprovadas pela ABNT para trabalhos, como Verdana, Arial ou Times New Roman, evite letras pequenas ou grandes demais, utilize fonte 12, os títulos podem ser em negrito ou itálico. Não escreva nada com letra maiúscula, nem se for para destacar.

Faça um Curso de Vigilante e Aumente Suas Chances de Emprego

Atualmente o Brasil esta vivenciando momentos difíceis , tanto na economia , politica como também na parte social. Logo, essas dificuldades estão prejudicando os brasileiros que desejam conseguir um bom emprego, se você se identificou com essa descrição , não precisa entrar em pânico , porque temos a solução. Faça um curso de vigilante.

curso-vigilante

Que tal fazer um curso de Vigilante ?

Se a ideia te interessou preste atenção nesse artigo e nas informações que serão colocadas a respeito desse curso:

  • Primeiramente , a pessoa precisa ter mais de 21 anos
  • Ter concluído o ensino fundamental todo ou pelo menos a sexta serie.
  • Estar em dia com os documentos e com a obrigação militar
  • É necessário que o candidato obtenha certidões negativas das justiças federal e também da estadual.
  • Apresentar um atestado de antecedentes criminais, caso o candidato tenha cometido algum delito é melhor admitir logo do que tentar esconder isso.
  • Apresentar os documentos em perfeita ordem e nitidez , os documentos são : CPF(Cadastro de Pessoa Física) , titulo de eleitor com os comprovantes da ultima eleição(o nome desse documento é certidão de quitação eleitoral e pode ser feito pela internet através do site www.tse.jus.br , esse documento é valido para aqueles que perderão o papelzinho que confirma que a pessoa praticou o ato de votar) , caso a pessoa não tenha votado será preciso que mostre uma justificativa da mesma.
  • A pessoa precisará ser submetida a exames médicos e clínicos , normalmente esses exames são realizados no termino do curso.

curso-vigilante-3

Como funciona o curso

O curso é presencial e tem a duração de cento e cinquenta horas no total , onde serão abordados temas como noções de segurança privada , legislação , direitos humanos , atendimento ao cliente , utilização de armamento , prevenção e combate a incêndios , defesa pessoal , educação física , vigilância , radiocomunicação , criminalística , entre outros.

Outro detalhe é que ao se formar o profissional terá que a cada dois anos se submeter a cursos de requalificação profissional que são obrigatórios , nesses cursos a pessoa passa por aulas de tiro entre outras classes.

curso-vigilante-4

Como fazer a inscrição

Para poder fazer esse curso ou a requalificação é necessário que a escola seja autorizada pelo Ministério da Justiça , por isso certifique-se que a escola que você encontrou tenha sido oficializada pelo Ministério da Justiça , caso contrario é melhor nem entrar nessa escola.

Caso gostar desse tipo de emprego , ao terminar o curso você pode tentar conseguir empregos mais avançados como por exemplo: dirigir carros fortes . No entanto , a pessoa precisará de um tipo de carteira de habilitação especial e também irá precisar fazer um curso para isso.

curso-vigilante-3

A seguir damos uma lista de onde achar escolas qualificados para fazer esse curso:

  • Escola Paulista
  • Fiel Academia
  • Provig
  • Scorpoins Vig
  • Uzil
  • Protege
  • Corvig
  • Academia Defense
  • Centro Training
  • Escola Mineira

Avisamos que para completar esse curso a pessoa precisará de muita disciplina e determinação e também de paciência, desejamos a todos uma boa sorte.

Carta de apresentação – Modelos e dicas de carta de apresentação

Precisa de uma carta de apresentação? Confira o nosso passo a passo para a elaboração de sua carta de apresentação e os modelos prontos para você não perder tempo!

Para que serve uma carta de apresentação?

modelo_de_carta_de_apresentação

A carta de apresentação é, na maioria das empresas, um pré requisito para a candidatura à uma vaga de emprego. Juntamente com o currículo, a carta de apresentação é uma forma de você, literalmente, se apresentar para o interessado em seus serviços.

O que deve conter na minha carta de apresentação?

Uma pergunta muito comum na hora de redigir uma carta de apresentação é saber quais informações e de que maneira elas devem ser inseridas no documento. Como a carta de apresentação vai, na maioria das vezes, junto ao seu currículo, a mesma não precisa ser muito extensa. Seja breve e conciso na hora de redigir. De preferência, não utilize mais do que uma página para elaborar a carta de apresentação.

modelo_de_carta_de_apresentação2

Em sua carta, você deve inserir uma breve apresentação do seu currículo, mostrando seus pontos fortes e determinantes na área profissional. Jamais insira informações sobre qualidades pessoais em uma carta de apresentação. Para isso, a entrevista de emprego é a melhor opção.

Modelos de carta de apresentação

Confira abaixo dois modelos de carta de apresentação que você pode utilizar para enviar à empresa que deseja trabalhar:

Modelo 1 (se candidatando à vaga a partir de anúncio da empresa)


Prezado senhor(es), (caso prefira, insira o nome da pessoa à qual está se dirigindo)
Em busca de uma oportunidade junto ao seu quadro de funcionários, estou me candidatando à vaga oferecida pela sua empresa (especificar vaga), conforme anúncio publicado em (caso for o caso, especifique aonde viu a vaga), enviando em anexo o meu currículo profissional.
Entre as minhas principais características profissionais, destacam-se a (especifique suas características profissionais) dedicação, comprometimento, dinamismo, responsabilidade e bom relacionamento em equipe.
Busco meu amadurecimento e efetivação no mercado de trabalho, buscando desenvolver um trabalho objetivo e gerar bons resultados para agregar crescimento à empresa na qual meu futuro trabalho pertencer.
No aguardo de seu contato, estou à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
Atenciosamente, (nome da pessoa)
(Assinatura)

Modelo 2 (mostrando interesse em trabalhar na empresa em determinada área)


Prezados senhores,
Estou em busca de uma nova oportunidade profissional na área de Recursos Humanos, acreditando que a sua empresa possa ter interesse por minha experiência profissional.
Entre minhas características, estão… (explicar características).
Informo ainda, que tenho disponibilidade de horário de acordo com o que a empresa necessita, fazendo-me flexível para o cumprimento de quaisquer atividades impostas pela empresa.
No aguardo de seu posterior contato, coloco-me a disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento, referente à esta carta ou ao currículo anexo.
Grato por sua atenção, (assinatura).

Viu como é fácil redigir uma carta de apresentação? Fique atento a estes modelos para não fazer feio na hora de se candidatar á uma vaga.

Vale lembrar que erros de português são pontos cruciais, que podem afetar as suas chances junto ao mercado de trabalho! Fique ligado e boa sorte!

Carta de Recomendação Profissional – Modelos Prontos

Aprenda o passo a passo para redigir uma carta de recomendação profissional, a importância da mesma para o seu futuro profissional e os modelos prontos para você utilizar!

Qual a importância de uma carta de recomendação profissional?

A carta de recomendação profissional é um documento de alta importância para a conquista de uma vaga no atual mercado de trabalho. A carta de recomendação é uma referência do seu trabalho com outros empregadores. Na carta de recomendação, o seu último empregador descreverá todas as suas qualidades profissionais, seu tempo na empresa e as suas conquistas pessoais dentro do seu ambiente de trabalho.

Para que serve a carta de recomendação profissional?

Quando solicitada por algum empregador, a carta de recomendação é documento chave para a análise do seu currículo e experiência em seu último emprego. Ela serve para mostrar ao seu futuro empregador que você executou um trabalho satisfatório dentro da empresa anterior, além de ser um documento importantíssimo para exprimir todos os seus feitos profissionais e pessoais dentro do seu último emprego.

Carta_de_recomendação_profissional_pronta

Modelo de carta de recomendação profissional pronta

Para facilitar o seu trabalho, preparamos um modelo pronto de carta de recomendação profissional. Veja:

NOME DA EMPRESA
ENDEREÇO COMPLETO DA EMPRESA
NÚMERO DE CONTATO DA EMPRESA
CNPJ DA EMPRESA

A quem possa interessar:
O Sr(a) (nome do ex-empregado) trabalhou conosco, na empresa (nome da empresa), no período compreendido entre (dia) de (mês) de (ano) à (dia) de (mês) de (ano), ocupando a função/cargo de (nome da função/cargo), na qual demonstrou extrema competência e comprometimento profissional.
Durante o período trabalhado, realizou suas atividades de forma correta e idônea, sendo um funcionário acessível, comprometido e honesto no desempenho de suas funções.
À vista disso, e pelo reconhecimento de seus serviços dentro conosco, é com agrado que o recomendamos como uma excelente contratação profissional e pessoal para a sua empresa.
Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

 

____________________________,
(assinatura do antigo empregador)
Nome da cidade, (dia) de (mês) de (ano).

Principais dicas da carta de recomendação profissional

Vale ressaltar que a carta de recomendação deve expressar a ideia que seu antigo empregador faz de você. Aí vão algumas dicas de outras expressões que seu ex empregador pode colocar na carta de recomendação profissional:

  • Caso você tenha sido demitido por problemas na empresa (e não com você), seria interessante sua carta de recomendação constar isso. Isso significa que você e seu antigo empregador estão sendo idôneos sobre o motivo por você ter saído do antigo trabalho para buscar outra oportunidade.
  • Jamais peça para o seu antigo empregador omitir informações e nunca modifique o conteúdo da carta de recomendação. Além de se ser uma atitude anti profissional, quem receber a carta de recomendação possivelmente entrará em contato com seu ex empregador.

Carta_de_recomendação_profissional_pronta2

Com este modelo de carta de recomendação profissional pronta, você fica mais bem preparado na hora de buscar aquela vaga que exige este tipo de documento. Lembre-se sempre de seguir as principais dicas acima! Boa sorte!

Vagas de Emprego Manager Online – Cadastrar Currículo grátis

A Manager Online é uma oportunidade de procurar emprego através da internet. Uma possibilidade segura de auxiliar o usuário na busca por este tipo de produto e serviço.

No portal do site, o usuário confere todas as ofertas de emprego, diversas possibilidades de vagas em muitas localidades do Brasil. A consulta pode ser realizada por áreas de emprego, currículo ou região. São ofertas de emprego ou estagio, o que o usuário necessitar, a Manager está à disposição para atender o seu cliente.

Manager online – Vagas de Emprego

Esta empresa virtual recebe todas as informações dos seus usuários, cadastrando gratuitamente por 7 dias, após o vencimento deste prazo, o usuário tornará um assinante, realizando um acordo do período que obter interesse em permanecer cadastrado.

A Manager tem um grande interesse em realizar parcerias com maior número possível de agências de emprego, empresas e outros meios de oportunidades de trabalho. A empresa que necessita de um funcionário, pode colocar o perfil da vaga gratuitamente. É por isso que desperta o interesse de muitos empreendedores na busca pelo profissional adequado diretamente pela Manager.

E da mesma forma que a Manager buscar empresas que estão oferecendo oportunidades de trabalho, esta agencia também tem o importante objetivo de prestar toda assessoria ao candidato à vaga. Apoiando e buscando as ofertas de trabalho adequadas ao perfil do cliente, pois este é o grande interesse para atender a necessidade de colocação profissional.

Como cadastrar seu currículo

Na Manager, o usuário precisa cadastrar o nome, e-mail e o cargo desejado. Após terminar o preenchimento de todos os requisitos exigidos, em seguida, gera um cadastro de login e senha. Esta agência envia pelo correio eletrônico todas as oportunidades de vaga na área do candidato.

O usuário pode escolher como deseja a transparência dos dados, que pode ser confidencial, apresentando apenas para aquela vaga que despertou o seu interesse.
Caso opte pela semi-confidencial, o usuário deixa os dados pessoais e a experiência profissional de empresas anteriores aparecerem.

Ou se permitir a opção Aberto, todas as informações desejadas estarão disponíveis para consulta.

A Manager é uma empresa de recursos humanos virtuais que procura oferecer um serviço de qualidade na prestação de serviços de apoio ao usuário cadastrado com o interesse de uma colocação profissional. Todo o conteúdo lançado não é usado de nenhuma forma para outras finalidades.

A Manager Empregos tem uma preocupação em atender as necessidades de recolocação profissional, por isso oferece aproximadamente em torno de 200.000 oportunidades de trabalho. E ainda presta serviços para empresas e funcionários na pesquisa de vagas, seleção de currículo e pesquisa de remuneração.

Ao realizar o cadastro, o funcionário ganha 7 dias grátis para inserir seu currículo e ver as oportunidades de trabalho, terminando o prazo, o interessado em manter estes sérviços precisa pagar um valor por um período de acesso. No site disponibiliza as formas de pagamentos, como também garante a discrição de seus dados bancários ou de cartão de credito.

Dados para contato

A empresa Manager Empregos está situada na rua: Alameda Juari, 262 – 3º andar no bairro: Tamboré, na cidade de Barueri, no estado de São Paulo. O telefone é (11) 2078-4130.

Portanto, os interessados podem acessar o site: www.manager.com.br/, analisar as propostas, fazer o cadastro e começar a procurar e candidar nas melhores propostas de emprego. Enquanto o assinante estiver participando das buscas por emprego, a Manager vai oferecer todo o suporte para o usuário conseguir a colocação profissional o mais rápido possível.

Dicas para cadastrar currículo on line grátis

Para quem está procurando emprego, todas as possibilidades de informar ou cadastrar um currículo é valido. Além das opções de ir até uma agência ou procurar em jornais as últimas ofertas de trabalho, o interessado pode procurar na internet pelas agências de cadastro on line gratuito de emprego.

Esta possibilidade é uma forma fácil e econômica de buscar oportunidades de trabalho. Veja algumas dicas de cadastro on line e gratuito de agências de emprego pela internet:

Agência Infojobs

A Infojobs é uma agência que informa sobre oportunidades de empregos, cursos e concursos. O usuário pode cadastrar o currículo e gravar através de login e senha. Este site possibilita o cadastro gratuito aos interessados que estão a procura por uma oportunidade de trabalho.
As empresas também disponibiliza as vagas gratuitamente. A infojobs trabalha em parceria com a Danone, Zara, Via varejos, MacDonalds, Decathlon, Grupo Folha e várias outras empresas de grande e pequeno porte, como também instituições que possuem ampla rede de filiais por todo o país.
O usuário pode ir diretamente às vagas, consultar o link de acesso direto e específico de oportunidades daquela empresa que está necessitando de um profissional.

Na infojobs surgem vagas executivas, profissionais, tecnologia da informação e muitos outros tipos.

Acesse o link http://www.infojobs.com.br/ e não perca a oportunidade de uma nova recolocação profissional.

Na Infojob, o cadastro é gratuito, e as vagas são publicadas diariamente e o candidato tem acesso constate, possibilitando oportunidades de candidatura em mais de 275 mil vagas.

Site Curriculum

Através do link: http://www.curriculum.com.br/01_10.asp. O usuário pode ser acessar e realizar o cadastro gratuitamente e visualizar as ofertas emprego.
Na parte de cadastro de emprego, o candidato pode inserir dados pessoais, formas de contato, colocar toda experiência profissional e acadêmica.

O link pertence ao site “currículo.com. br”, uma rede virtual que oferece a gratuita divulgação dos currículos de profissionais que estão precisando participar de um processo de recolocação profissional. E também permite que as empresas possam usar este site como ferramenta de busca dos mais variados tipos de profissionais que estejam necessitando para preencher o quadro de funcionários.

Cadastro de currículo Bne

Um outro link de acesso para cadastro de currículo é o site: http://www.bne.com.br. Este endereço virtual pertence ao “Banco Nacional de Empregos”, que realiza o cadastro de emprego gratuito, por isso o candidato pode acessar e registrar os dados pessoais e profissionais.
E isso possibilita que as empresas possam procurar por profissionais para o preenchimento das vagas em aberto. O site também disponibiliza um acesso gratuito de vagas, pois oferece cargos de telefonista, secretaria, projetistas e vários outras oportunidades. Por isso não deixe de conferir!

Sine – Sistema Nacional de Empregos

No endereço virtual: www.sine.com.br pertence ao Sistema Nacional de Empregos, o interessado pode fazer o cadastro e deixar seu currículo gratuitamente.

Acesse o link: http://www.sine.com.br/, faça seu registro e conecte diariamente as consultas de vagas disponíveis.
Faça o cadastro neste site, a oferta de cadastro de currículo é gratuita para quem está precisando procurar emprego. A proposta é deixar o currículo visível para que muitas empresas possam procurar pelo candidato do perfil.

Portanto, este artigo apresentou sites de cadastro de curriculo gratuito, e será muito útil para quem procura emprego, pois o candidato realiza o cadastro e divulga a necessidade de trabalhar. Por isso acesse e tente novas oportunidades de trabalho, pos um emprego novo pode surgir a qualquer momento.

Sine empregos – Como cadastrar seu currículo

Para quem está procurando uma oportunidade de trabalho, o SINE (Sistema Nacional de Empregos) tem a importante finalidade de auxiliar o cidadão na procura por um emprego. Este serviço oferece diversas oportunidades para quem precisa de uma colocação profissional, pois é uma parceria entre muitas agências de emprego e o Ministério do Trabalho para apoiar o trabalhador neste tipo de necessidade.

Esta Instituição também abrange serviços de atendimento ao apoio do trabalhador nos diversos postos do SINE sobre Seguro-Desemprego, Intermediação de Mão de Obra e suporte ao Programa de Geração de Emprego e Renda.

O SINE é uma agência que tem em diversos estados e cidades do Brasil, como também tem um amplo sistema de controle de ofertas de trabalho em muitos setores. E o trabalhador que está desempregado, pode procura o SINE e apresentar-se por meio da Carteira de Trabalho, como também o registro na Previdência Social para cadastrar e aproveitar as oportunidades de consulta para um encaminhamento para um novo emprego.

sine-02

Saiba como cadastrar o seu currículo e conseguir uma boa oportunidade

As pessoas interessadas podem acessar o site através do link: https://www.sine.com.br/cadastrar-curriculo?origem=0. E neste endereço virtual é possível colocar todas as informações pessoais e acadêmicas, além das experiências profissionais que é muito importante.

Quando interessado acessar o portal do SINE para informar os dados, a primeira exigência é inserir o numero de CPF, nome, sexo, e-mail, telefone celular e outro fixo com DDD, que pode ser residencial ou para contato. Nesta mesma pagina também será exigida a cidade, a pretensão salarial e a marcação da opção de ter ou não algum tipo de deficiência, caso tenha, especifique.

sine-03

Ao dar continuidade, a página prossegue pedindo informações sobre escolaridade e a experiência profissional. Inicia o cadastro pedindo informações sobre o último emprego com o nome, o ramo da empresa, função exercida, data de inicio e saída, e um relatório das atividades que exercia.

Também é necessário colocar as duas últimas empresas trabalhadas, descrevendo o nome e o ramo da empresa, a função exercida e o tempo de experiência. Em seguida, é necessário colocar as informações acadêmicas ou grau de escolaridade em nível fundamental, médio, técnico ou superior.

Como é o funcionamento

O Sine dispõe a opção de cadastro como foi citado anteriormente, após o cadastro do currículo finalizado, o interessado poderá consultar todas as vagas disponíveis através do site, cujo link de acesso é: http://www.sine.com.br.

No site do SINE ficam disponíveis as ofertas de vagas por todo o Brasil, mas é possível colocar a função e a cidade que tem interesse. Após a especificação aparecerá muitas opções na cidade escolhida, mesmo que apresente o cargo pedido, também disponibilizará a opção de varias outras ofertas.
Caso tenha interesse em uma das ofertas, dê um click na propaganda desta vaga, a pagina abrirá com todas as informações da empresa, cargo, salário e descrição da vaga. Conforme o interesse, opte pelo link: Quero me candidatar.

sine-01

Portanto, O SINE é uma boa oportunidade de cadastrar o currículo gratuitamente, disponibilizando as suas informações por todo o Brasil, como também ampliando a sua oportunidade de procura a nível nacional. Faça o cadastro e tenha boa sorte em sua busca por um novo emprego.