Picada de aranha marrom – Identificação e Tratamento

A aranha marrom é um animal pequeno, mede em torno de 4 centímetros de diâmetro quando chegam a fase adulta. Sua coloração é marrom e possui pernas longas e bem finas.

A aranha marrom não é agressiva, gostam de viver em lugares escuros, bem quentes e secos. Em ambiente externo, costumar viver em cascas de árvores, em folhas secas, em buracos, telhas, tijolos empilhados, muros velhos e paredes velhas. Dentro das casas, costumam ficar atrás de carros, armários, caixas de papelão e tantos outros materiais que ficam abandonados por muito tempo.

Dessa forma materiais de construção como tijolos, telhas, azulejos e madeiras guardados e sem mexer por muito tempo também servem de abrigos para a aranha marrom.

picada-de-aranha-marrom-capa
Caracteríscicas de aranha marrom

Como identificar a picada da aranha marrom

A aranha marrom geralmente pica quando é pressionada em algum lugar, por exemplo, quando vamos vestir alguma roupa ou sapatos, usar alguma toalha que a aranha esteja presente. A aranha marrom ataca como um sistema de autodefesa ao sentir-se coagida ou pressionada.

Quando se é picado por uma aranha marrom geralmente não se sente absolutamente nada, porém há relatos de pessoas que dizem que a picada de aranha marrom é semelhante a uma picada de abelha.

Geralmente quando não se sente a picada inicial da aranha marrom, os sintomas da picada podem aparecer e se desenvolver por até oito horas depois. As reações sistêmicas da picada da aranha marrom podem incluir cansaço, febre, arrepios, náuseas e dor crônica em torno do local da picada e em torno de 12 a 24 horas depois há o surgimento de bolhas no local da picada e necrose que é a morte do tecido epitelial. Pessoas com problemas pré-existentes de saúde, principalmente as crianças tendem a ter reações mais sérias e mais dolorosas.

É preciso prestar muita atenção em qualquer mudança que houver na aparência em torno da picada. O local da picada da aranha marrom geralmente se torna rígido dentro de horas que poderá sumir em alguns dias ou até mesmo semanas mediante o tratamento adequado. Em caso de ferimentos mais sérios, as picadas de aranha marrom podem levar um tempo consideravelmente maior para cicatrizar e podem também resultar em cicatrizes permanentes.

Tratamento para picada de aranha marrom

picada-de-aranha-marrom-2
Sobre a sua picada

Quando uma pessoa é picada pela aranha marrom, mesmo que não sinta nenhum sintoma logo após a picada é muito importante que ela procure assistência médica para receber o antídoto. Pois mesmo não aparecendo os sintomas imediatamente é possível que sem o medicamento adequado o corpo sinta sequelas posteriormente. O ideal é que assim que sofrer a picada de aranha marrom, a pessoa se dirija de forma urgente ao hospital para que possa tomar o medicamento adequado e para que haja observação e controle dos sintomas que ocorrem tempos depois da picada.

Lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica de forma consciente. Não deixe de procurar o atendimento médico, pois os profissionais de saúde saberão prescrever os medicamentos de acordo com a seriedade da reação da picada assim como cuidar da ferida necrótica que a picada da aranha marrom causará.

Deixe um comentário