Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2015 – Como se Inscrever no Programa

Todo mundo esta procurando aquele estagio que abra muitas portas e crie muitas oportunidades, parece algo difícil de conseguir, não é?

No entanto, estamos aqui para dizer que você pode conseguir um estagio ou trabalhar como jovem aprendiz no Banco do Brasil sem problemas.

O que é o Programa Jovem Aprendiz do Banco do Brasil

Caso queira se inscrever no programa Banco do Brasil jovem aprendiz 2015 basta continuar lendo este artigo.

jovem-aprendiz-banco-do-brasil-01

Para os que não sabiam o jovem aprendiz é uma iniciativa do governo para que os jovens ingressem no mercado de trabalho mais cedo e tenham mais experiência.

Como se inscrever no programajovem-aprendiz-banco-do-brasil-02

Aqui embaixo segue as instruções de como se inscrever nesse programa, leia com muita atenção e cuidado:

Primeiramente , apesar do nome do programa ser Banco do Brasil para realizar as inscrições a pessoa deve se dirigir a entidades não lucrativas para poder participar desse programa , caso não saiba aonde fica essas entidades não lucrativas temos o site para que possa tirar qualquer dúvida que possa ter : www.jovemaprendizbancodobrasil.com.br

Falando nas entidades citadas acima, uma que merece destaque é o CIEE que pode ser encontrado por todo o estado do Rio de Janeiro e outros estados e ajuda jovem a encontrar o estagio ou então o primeiro emprego. Basta se cadastrar no site oficial http://www.ciee.org.br

Pré requisitos para se inscrever no programa

jovem-aprendiz-banco-do-brasil-03

O jovem aprendiz é para jovens de 15 anos e até 23 anos

O jovem trabalhará em um prazo de dois anos, sem renovação, durante um horário de quatro horas por dia.

O jovem para ser aceita precisa ter uma renda familiar de até meio salario mínimo regional per capita, e que tenha a família beneficiada por programas sociais governamentais designados a pessoas de baixa renda.

Estar cursando o oitavo ano do ensino fundamental.

Ser selecionado por provas de conhecimentos matemáticos e da língua portuguesa.

Os benefícios que o programa apresenta é a chance do jovem ter um salario mínimo por mês.

E para entrar nesse programa precisa seguir essas instruções, se você não tem uma renda baixa ou não precisa de nenhum programa do governo para sustentar a sua família ou a você mesmo, então o jovem aprendiz não é para você.

Programa Jovem Aprendiz Caixa 2015 – Como fazer Inscrição

Se esta procurando um estágio ou uma chance de trabalhar como jovem aprendiz, que tal ser um aprendiz na Caixa Econômica, um dos maiores bancos nacionais até hoje. Se essa ideia te agradou, então preste atenção neste artigo que diremos como fazer a inscrição.

Para poder participar do programa o participante deverá ter uma renda baixa, estar matriculado em alguma instituição de ensino e preencher todos os requisitos exigidos pela Caixa. As inscrições são feitas através das entidades conveniadas e o programa é dividido entre adolescente aprendiz e jovem aprendiz.

Para poder se inscrever basta entrar em contato com alguma instituição vinculada ou então entrar no site para saber mais sobre este programa: www.14caixa.gov.br/portal/acaixa/home/trabalhe_caixa/aprendizagem.

jovem-caixa

Conheça um pouco mais sobre o programa

O programa foi criado para ajudarem os jovens a conseguirem o seu primeiro emprego e é voltado para jovens entre 18 – 22 anos, como já foi mencionado antes o jovem deverá ter uma renda baixa e deverá estar no primeiro ano do ensino médio.

O jovem se for aceito no programa, irá receber um salario mensal de 1,5 salario mínimo, vale refeição, vale transporte, férias e também o FGTS de 2% e sua inscrição também pode ser feita através dos seguintes sites:

O que é preciso fazer para conseguir a vaga?

Aprendiz-Caixa

Mas para fazer este concurso o candidato precisa estudar e se dedicar de corpo e alma, não pode contar com a sorte ou deus (Deus não estará fazendo a prova pelo candidato).

E caso o participante não seja uma pessoa que saiba se focar nos estudos aqui vão umas dicas para ajudar:

  • Na hora de estudar feche o Facebook ou qualquer rede social e se concentre apenas no que está estudando.
  • Veja as matérias que tem mais dificuldade e se precisar peça ajuda não leve a duvida para a prova.
  • Tenha uma alimentação saudável ajuda também, assim como tirar uma boa noite de sono.
  • Faça revisões sobre o que foi aprendido e sempre marque as questões que forem as mais importantes
  • Use uma prova de algum concurso passado para ter uma noção de como poderá ser a prova
  • Tenha pensamentos positivos, não chegue na hora da prova pensando que não irá conseguir.
  • Não tente colar, acredite não vai dar certo e com certeza você não será aprovado.
  • Tome um banho antes de fazer a prova para dar uma relaxada
  • Não use o esquema do chute nas prova.
  • Pratique a redação porque podem pedir que faça uma de tema livre ou sobre um tema especifico, por isso pratique o seu português e os seus conhecimentos gerais
  • Não ouça musica na hora de estudar
  • Separe 1 hora do seu dia até o dia da prova para estudar, não precisa se sobrecarregar e estudar o dia todo porque o participante também precisa estar calmo na hora.
  • Preste atenção no que estiver escrevendo e sempre releia o que você fez
  • Quando terminar a prova, tenha em mente que você fez todo o possível e caso não consiga a vaga há varias outras chances.

E assim terminamos este texto, desejamos a todos que forem fazer este concurso boa sorte.

Primeiro Emprego – Como Conseguir?

A maioria dos brasileiros, por necessidade ou vontade, não podem ficar na dependência dos pais ou quem estiver dando o sustento. Com 16, 18 anos, já se entende que é preciso dar a sua contribuição para as contas do mês.

De qualquer forma, em situação favorável ou adversa, surge desde logo o primeiro aspecto dessa difícil combinação: quando chega ao mercado de trabalho, exige-se experiência anterior.

Mesmo sendo lógico que há um choque lógico entre a falta de experiência da pessoa que vai a busca do Primeiro Emprego e as exigências para o preenchimento dessas vagas, o jeito é se preparar de todos os modos possíveis para lidar com esse paradoxo.

Como se preparar para o Primeiro Emprego ?

A primeira coisa que interfere é o medo e a insegurança. A dúvida entre tentar mostrar serviço, expressar a própria opinião ou esperar as instruções e observar os sinais ao redor. Tudo isso é justificável e carregamos o peso dessas decisões pelo resto da vida profissional. Todo dia ouvimos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, vemos em casa que nem sempre as coisas vão bem sempre, que há um tio ou o pai sem trabalho, uma avó sem saúde, que os preços estão pela hora da morte.

Para se preparar de forma objetiva não enrole no currículo, use a sinceridade e a vontade de aprender.

Busque por cursos, muitos deles gratuitos, que dão a formação necessária para o preenchimento de linhas no currículo com qualidade. Cursos profissionalizantes para ser garçom, cozinheiro, auxiliar de escritório, etc… Os conhecimentos, os valores, as aptidões, os desejos, as vontades. E quando nada disso vem lá de casa ou da escola da melhor forma possível, é preciso buscar força de vontade.

Com o acesso à internet quando digitamos “Primeiro Emprego” no Google descobre-se, conforme o lugar em que residimos, que o Governo do Estado de São Paulo dispõe do programa “Jovem Cidadão — Meu Primeiro Trabalho”. E que muitas empresas dispõem de um canal específico para o Primeiro Emprego.

Ao procurar “cursos profissionalizantes gratuitos” chega-se igualmente a muitas possibilidades. Inclusive existe o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), iniciativa importante do Ministério da Educação que faz parcerias para o oferecimento de cursos de formação gratuitos em nível nacional.

Persistir e não desanimar

Mesmo com todas essas opções, não será fácil. As pessoas que buscam o Primeiro Emprego estão em situação mais adversa que os demais, porque quando a economia cresce o emprego como um todo melhora, inclusive para aqueles que buscam uma primeira oportunidade. Já nas fases de recessão, dada as rigidezes de preços e salários trabalhadores mais antigos são poupados de uma demissão mais imediata.

Enfrentar a busca pelo Primeiro Emprego não é uma fácil e ninguém falou que seria. Uma parcela grande desse desafio cabe a nós mesmos, que, atentos a todas as oportunidades e desejosos pelo controle de nosso futuro, precisaremos em algum momento respirar fundo e continuar persistindo. O importante é não desanimar e buscar as oportunidades que se abrem a cada dia.

Jovem Aprendiz Itaú 2015 – Confira Como se Inscrever no Programa

Jovem Aprendiz Itaú 2014

A realidade vivida por milhares de jovens vem sendo transformada em todo Brasil graças principalmente ao Programa Jovem Aprendiz do Governo Federal, isso porque através da oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho, além de toda capacitação profissional adquirida, os participantes começam a sonhar e se preparar com mais empenho para o seu futuro, visto que em muitas destas oportunidades de primeiro emprego os menores são efetivados em seus cargos após o término do período de aprendizagem.

O sucesso do programa é observado não somente pela grande procura por parte dos interessados em conquistar uma vaga, mas também por conta da grande adesão por parte das empresas em todo país, que mais do que cumprir a legislação vigente que as obrigam a destinar certa porcentagem das vagas aos menores, tem o objetivo realmente de contribuir com o processo de formação pessoal e profissional dos aprendizes.

Muitos menores e muitos pais que gostariam que seus filhos participassem do Programa tem diversas dúvidas sobre o mesmo, dúvidas do tipo quais são as condições para participação no Programa, onde se inscrever, quem pode participar, entre muitas outras.

Portanto, caso você também tenha estas dúvidas, acesse um artigo que preparamos especialmente para saná-las clicando no link a seguir: “O que é o Programa Jovem Aprendiz“.

Após conferir as principais condições exigidas para participação neste projeto, você pode constatar que são muitas as empresas participantes e entre as principais está o Itaú, com o seu Programa Jovem Aprendiz Itaú 2015.

Programa Jovem Aprendiz Itaú 2015 – Confira Como Participar

Contribuir com a conquista da primeira chance de emprego, ofertar possibilidades de geração de renda e ainda ser decisivo no consequente desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional dos jovens, são metas que fazem parte do objetivo final traçado pelo Itaú, pois a companhia entende que isso é parte de sua responsabilidade social.

Desta forma, os aprendizes participantes do seu programa tem a possibilidade de atuar em um ambiente rico e propício para a composição de suas competências através das vivências profissionais transformadoras.

Estrutura do Programa Oferecido Pelo Itaú

Os candidatos selecionados no processo seletivo assinarão contrato de aprendizagem com duração de 2 anos e suas atividades serão de no máximo 6 horas diárias.

Além disso, durante este período todo, os aprendizes participarão de curso de capacitação de aproximadamente 600 horas teóricas, com conteúdo programático como cultura geral, temas bancários, informática, etiqueta corporativa, questões éticas e comportamentais, entre muitas outras disciplinas que preparará o menor para o programa e também para sua carreira futura.

Pré-Requisitos

Como pré-requisitos principais exigidos dos candidatos estão:

  • ter idade entre 14 e 24 anos;
  • estar cursando ou já ter concluído o ensino médio;
  • ser preferencialmente aluno da rede pública de ensino.

Remuneração e Benefícios

São disponibilizados para os participantes do Jovem Aprendiz Itaú 2015 os seguintes benefícios:

  • vale-refeição
  • vale-transporte sem descontos
  • política salarial diferenciada
  • seguro de vida em grupo
  • Itauclube (Colônia de Férias e Clube de Campo)
  • assistência médica
  • assistência odontológica

Principais Etapas do Processo de Seleção dos Candidatos

A seleção dos candidatos interessados em conquistar uma vaga no processo seletivo acontece do seguinte modo:

  • seleção dos currículos
  • entrevista coletiva ou dinâmica de grupo
  • entrevista individual com o gestor da área

Como se Inscrever?

Neste momento (segundo semestre de 2013) não existem mais vagas disponíveis no programa, porém, é fundamental que você constantemente acesse o site do Itaú em sua página destinada a informações do Programa Menor Aprendiz, pois a qualquer momento podem surgir novas oportunidades e geralmente os prazos de inscrições são curtos.

Por isso, acesse rotineiramente o portal e confira se novas vagas foram abertas (diariamente são contratados em média 4 jovens para o programa, o que representa mais de mil novos aprendizes por ano). Utilize o link a seguir para acessar a página e ficar atento a possíveis novas vagas:”Site Itaú – Inscrição Menor Aprendiz“.

Para finalizar, sugerimos que você se dedique com afinco em suas aulas do curso regular, obtendo ótimas notas, pois isso pode ser considerados diferenciais na seleção. Se possível mostre também interesse em sempre aprender coisas novas, matricule-se em cursos de qualificação desde já, pois também poderá ser um diferencial.

Confira no vídeo abaixo maiores informações sobre o Programa (realizado por agência intermediadora):

Jovem Aprendiz Correios 2015 – Veja Como se Inscrever no Programa

Jovem Aprendiz Correios 2014

Trabalhar em uma grande empresa reconhecida nacionalmente, conquistar através de seu empenho e de seus méritos seus próprios bens e ainda se preparar para um futuro de muito sucesso, são sonhos que a grande maioria de jovens e adolescentes em todo Brasil desejam.

Porém, para alcançar estas metas, é fundamental que estes jovens obtenham uma oportunidade não apenas de trabalhar e desempenhar uma função propriamente dita em uma empresa, mas que tenham também a oportunidade de estudar, de se qualificar e desta forma ficarem mais preparados para os desafios que aparecerão em seu futuro profissional.

Pois é exatamente isso que oferece o Programa Jovem Aprendiz do Governo Federal, “tirar” os menores das ruas ou de atividades ilícitas (que infelizmente todos sabemos que esta é uma realidade) e proporcionar aos mesmos a vivência em um ambiente profissional de emprego, dotado de regras e normas a serem seguidas.

Em um artigo anterior, fizemos uma abordagem bem completa sobre o que é este Programa Menor Aprendiz, suas condições, benefícios e ainda como participar dele, caso tenha interesse em conhece-lo melhor, sugerimos que você o leia acessando o link a seguir: “Como Participar do Programa Jovem Aprendiz“.

Outra excelente forma de entender o que é o Programa e quais são suas condições, é assistindo o vídeo abaixo produzido por uma instituição especializada desta área.

E dentre as milhares de empresas que aderiram ao projeto, certamente uma das que mais se destacam são os Correios, pois com uma frequência quase que anual, a empresa proporciona tais oportunidades para que muitos jovens país afora participem de seu Programa e mudem totalmente de vida.

O sucesso do Programa oferecido pelos Correios talvez se explique justamente por a empresa ser muito conhecida e por ter abrangência nacional, a quantidade de vagas ofertadas em todo Brasil portanto é muito alta, assim, cada vez mais interessados procuram concorrer às vagas criadas.

Como se Inscrever e Concorrer a Oportunidades nos Correios

Esta sem dúvida alguma é uma dúvida recorrente entre todos os jovens interessados em participar do Programa ou é dúvida também dos pais dos menores. Isso se deve porque não existe um local ou site específico para divulgar tais informações sobre o surgimento de vagas.

Quem deseja se inscrever para o Programa Jovem Aprendiz Correios 2015 deve ficar a todo momento atento nas atualizações de notícias vindas da empresa, e a melhor forma para fazer isso é acessando constantemente o site dos Correios na área de “Concursos em Andamento” ou então cadastrando-se em intermediadoras de menores aprendizes, como por exemplo o CIEE ou a Espro.

Vale citar neste momento que possivelmente no segundo semestre deste ano de 2015 não haverão mais seleções de aprendizes, visto que o concurso de seleção realizado ano passado foi prorrogado para este ano (conforme informa este edital).

Porém, a boa notícia é que você ganhou um tempinho extra para estudar e se preparar da melhor forma para fazer a prova de seleção dos candidatos no concurso do ano que vem, 2015, isso porque existe uma grande expectativa de que sejam realizadas muitas contratações no próximo ano.

As matérias mais cobradas são principalmente língua portuguesa, matemática, informática e ciências, todas matérias do nível fundamental, não perca tempo portanto e inicie agora mesmo seus estudos.

Requisitos Para Participação no Programa Jovem Aprendiz Correios 2015

Acontecendo a abertura de processo seletivo no primeiro semestre de 2015 portanto, confira na sequência quais são os principais requisitos exigidos dos candidatos para participação.

Para Inscrição: serão permitidas inscrições no Programa Jovem Aprendiz Correios 2015 apenas de candidatos que cumprirem os seguintes requisitos:

  • – que tenham entre 14 e 20 anos de idades completos (lembrando que a idade máxima prevista aqui não se aplica às pessoas com necessidades especiais);
  • – que estejam regularmente matriculados e frequentando as aulas, caso ainda não tenha concluído o ensino médio;
  • – que tenha obtido média mínima de 5,0 (cinco) nas disciplinas do último ano cursado.

Para Contratação: os candidatos aprovados em todas as fases dentro do quantitativo de vagas serão convocados para assinatura do contrato especial de aprendizagem. No ato da assinatura do contrato de aprendizagem o candidato deverá atender e comprovar cumulativamente as seguintes condições:

  • – ter sido aprovado em todas as fases da seleção;
  • – possuir nacionalidade brasileira;
  • – estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino médio;
  • – ter no mínimo 14 anos completos e no máximo 22 anos completos na data da assinatura do contrato (não se aplica a candidatos com necessidades especiais);
  • – estar matriculado no curso de aprendizagem, que será realizado por instituição conveniada com a ECT;
  • – possuir Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento;
  • – ter Comprovante de residência;
  • – ter Cartão de Identificação de Contribuinte – CIC/CPF;
  • – ter Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

Vale lembrar que os aprendizes selecionados tem direito de receber 1 salário mínimo, benefícios em geral e atuar em uma carga horária entre 4 e 6 horas diárias.

Para finalizar, reforçamos mais uma vez que a atitude que você deve tomar agora é estudar bastante as matérias citadas anteriormente, ficando preparado(a) portanto para a próxima seleção de candidatos que possivelmente acontecerá no primeiro semestre do ano que vem.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do Programa Jovem Aprendiz Correios 2015, nos envie um comentário com sua dúvida utilizando nosso formulário de comentários abaixo.

Programa Jovem Aprendiz – O Que É e Como se Inscrever?

Programa Jovem Aprendiz

Apesar de ser comum atualmente ouvirmos nos jornais e demais mídias que o Brasil passa por um momento tranquilo em sua economia, com taxas consideradas baixadas de desemprego, a chamada condição de “pleno emprego”, todos sabemos que na prática as coisas são bem diferentes das informadas.

Tais números podem até mesmo serem verdadeiros, mas o que eles não retratam é que esta situação de “pleno emprego” é alcançada porque a grande maioria da mão-de-obra brasileira hoje possui subempregos, todos dignos é claro, mas nem sempre os mesmos proporcionam uma vida mais tranquila para aquele trabalhador e sua família, pois a remuneração ofertada é muito baixa, não custeando portanto todas as necessidades básicas de uma família.

É por isso que para se destacar neste concorrido mercado de trabalho atualmente e conquistar posições de destaque, os jovens devem começar cada vez mais cedo a se prepararem, e a melhor maneira de conseguir tal preparação é dando muito valor ao seu período escolar e as demais fases do seu aprendizado.

jovem-aprendiz-banco-do-brasil-02

Como a competitividade exige um preparo melhor e cada vez mais cedo dos jovens, mas as famílias necessitam também muitas vezes que aquele jovem comece a trabalhar muito cedo para contribuir em sua casa, muitos acabam desistindo de sua formação escolar para se dedicar exclusivamente ao trabalho, comprometendo seriamente seu futuro.

Infelizmente, este jovem entrará naquele circulo vicioso citado no início, ou seja, não conseguirá sair nunca da condição de subemprego e de baixas remunerações por conta do baixíssimo grau de escolaridade. Com o objetivo de resolver ou ao menos amenizar este problema, foi criado pelo Governo Federal um Programa que conhecemos como “Jovem ou Menor Aprendiz”.

Jovem Aprendiz Correios 2014

O Que é o Programa Jovem Aprendiz?

O Programa Jovem Aprendiz é um projeto de aprendizagem voltado para a preparação e para a inserção de jovens no mercado de trabalho, oferecendo portanto esta primeira oportunidade de contato dos mesmos em um ambiente profissional de empresas participantes. Tal Programa baseia-se principalmente na Lei de número 10.097/2000, conhecida como “Lei da Aprendizagem”.

O grande objetivo do Programa portanto, é o de contribuir de forma decisiva para a formação de jovens autônomos, que estejam abertos a receber novas leituras do mundo que os rodeia, bem como que saibam como agir e se comportar em diversas situações e que intervenham ou “interfiram” com suas decisões de forma positiva na sociedade.

Mas diferentemente do que pensa a maioria das pessoas, este projeto não visa apenas dar a primeira oportunidade de trabalho para que este jovem seja apenas mais uma “força” de produção dentro de uma companhia, a ideia principal é que tal oportunidade contribua continuamente para sua formação profissional, por isso mesmo existe a exigência da realização de alguns cursos concomitantes com o período de aprendizagem.

Programa Jovem Aprendiz

Quem Pode Participar do programa?

Poderão participar do Programa jovens que tenham idade entre 14 e 24 anos e que sejam contratados diretamente por um empregador ou através do intermédio de entidades sem fins lucrativos, citamos aqui como exemplo a intermediação realizado pelo CIEE e pelo Espro.

Outra exigência para participação no Programa Jovem Aprendiz é que os candidatos tenham concluído o ensino médio ou que estejam ao menos regularmente matriculados e frequentando uma escola, além disso, os mesmos devem estar inscritos em cursos ou programas de aprendizagem desenvolvido por instituições de aprendizagem.

Todos os participantes tem direito de receber além de alguns benefícios, uma remuneração de um salário mínimo por mês, sendo que sua jornada de atividades deve ser de no máximo 6 horas por dia, podendo esporadicamente ser estendida para até 8 horas para aqueles que já tenham terminado o ensino fundamental.

A legislação vigente alerta que todas as empresas de médio e grande porte deverão reservar entre 5 e 15% de suas vagas para contratar os jovens aprendizes, devendo ainda a empresa inscreve-los em cursos de formação profissional nas escolas técnicas ou serviços nacionais de aprendizagem, como Senai ou Senac por exemplo.

Como se Inscrever ou se Candidatar a uma Vaga?

Esta certamente é a dúvida mais recorrente entre os pais e jovens interessados em participar do Programa, porém, para participar deste projeto e concorrer a futuras vagas, não existe um local específico que concentre todas as informações.

O que existe na verdade são parcerias das próprias empresas participantes com entidades como o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e Espro (Ensino Social Profissionalizante), assim, no momento que uma vaga é aberta, a empresa anuncia nestes Centros e os mesmos divulgam em suas mídias a vaga e as condições para participação.

O melhor que você tem a fazer portanto para conquistar uma oportunidade é, além de se destacar na escola em sua série regular, fazer cursos preparatórios, principalmente em instituições como Senai e Senac, que participam e podem te encaminhar para uma vaga em diversas empresas caso surja necessidade.

Considere também cadastrar-se no banco de talentos das entidades citadas anteriormente, pois caso uma das vagas sejam condizentes com seu perfil, certamente você será convidado(a) para uma entrevista do processo seletivo.

Como dica final, sugerimos ainda que você fique atento ao noticiário ou faça buscas em sites especializados em ofertas de empregos, pois muitas oportunidades oferecidas por grandes empresas são anunciadas em tais locais e as inscrições devem ser feitas no site destas próprias empresas.

Esperamos que tais informações sejam úteis para que seu sonho seja alcançado o quanto antes. Caso tenha restado alguma dúvida ou se você desejar acrescentar algo sobre o Programa Jovem Aprendiz, utilize o formulário de comentários abaixo, pois estamos a disposição para sanar quaisquer dificuldades encontradas.