Intestino Preguiçoso: o que é e como funciona

Intestino Preguiçoso é um termo usado para dizer quando este órgão não está funcionando com uma agilidade necessária que organismo precisa. E por isso desencadeia outros incômodos que pode até provoca futuras doenças, como é isso e o que é possível fazer?

O problema de intestino preso ou preguiçoso ocorre com milhares de pessoas no mundo inteiro, sempre tem alguém reclamando de um inchaço na barriga, algum tipo de irritação. Este desconforto também é chamado de prisão de ventre, uma atitude que não é saudável para o orgarnismo. Por isso é recomendável observar, tentar fazer um tratamento caseiro, caso não melhore, é necessário procurar um médico.

Intestino Preguiçoso

Principais problemas

Um intestino preguiçoso pode está associado a casos mais graves como doenças do cólon e reto, hemorroidas, fissuras anais. Como também pode ser um problema neurológico, ou fatores desencadeados pelo estresse, depressão ou ansiedade.

Problemas intestinais podem também provocar um fenômeno no organismo que se chama Fecaloma, um tipo de constipação no intestino que permite que as fezes fiquem mais resistentes e não sejam evacuadas com tanta facilidade.

Todas as pessoas podem passar por um momento em que o intestino não funcione com a normalidade precisa, mas é preciso ter muita atenção, pois o organismo precisa evacuar os alimentos que não é mais útil para o metabolismo. Quando é expelido, o corpo está evitando que bactérias e microorganismos nocivos possam proliferar.

intestino_delgado

As consequências de adquirir um intestino preguiçoso pode também estar na qualidade de uma vida sedentária, uma alimentação inadequada, pouco consumo de água e também existe pessoas que já passa a vida sentindo esse desconforto como se fosse um problema desde quando nasceu.

Para alguns médicos é considerado normal quando o intestino funciona entre duas a três vezes ao dia e até três vezes por semana, pois existe diferença de um organismo para o outro, sendo que cada um tem um metabolismo e ritmo alimentar diferente.

Como melhorar este problema?

Para aliviar este desconforto, mude o cardápio alimentar, procure ingerir mais alimentos fibrosos e insolúveis de frutas como mamão e laranja; cereais como aveia e semente de linhaça, pois vem nesses alimentos bactérias que facilitam a digestão. E também coma variados tipos de verduras, com uma diversidade maior de cores.

Modere bastante no consumo de carne vermelha, açúcar, café, refrigerante e laticínios.

Aumente o consumo de água e faça uma atividade física.

Uma dica interessante é criar o habito de ir ao banheiro na parte da manhã, acostume ir pelo menos 10 minutos após o café da manhã todos os dias.
Caso o intestino ainda continua preso e não consegue evacuar, a melhor recomendação é procurar um médico para que oriente em tratamento mais especifico.
Quando este problema provoca prisão de ventre, não é aconselhável tomar os famosos laxantes, não faça uso deste medicamento com frequência, pois estimula uma dependência química e ainda pode irritar a flora intestinal.

prisão-de-ventre-441x350

 

Portanto, um intestino preguiço pode ter causas simples e chegar aos problemas mais graves, porem é importante iniciar um tratamento caseiro como foi sugerido neste artigo.

E caso não resolva, não estenda o problema, procure um medico e fique livre deste distúrbio intestinal que é tão inconveniente.

Deixe um comentário