Governo divulga lista de quem tem direito ao abono ano-base 2014

A partir desta quinta-feira 25/08, está disponível no site do Ministério uma lista com o nome de todos os trabalhadores que tem direito ao benefício e que ainda não procuraram uma agencia da Caixa Econômica Federal ou BB para realizar o saque. Está esperando o que? Ou vai deixar com o governo o seu dinheiro suado ?

Até então era preciso fazer consulta com nº do CPF ou do PIS/Pasep.
Mais de 900 mil ainda não sacaram; prazo termina no dia 31 de agosto.

O Ministério do Trabalho disponibilizou nesta quinta-feira (25) em seu site a lista com o nome de todos os trabalhadores que tem direito e ainda não sacaram o abono salarial ano-base 2014.

Os nomes de todos os trabalhadores que ainda não procuraram uma agencia da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para realizar o saque estão divididos por estados, cidades e ordem alfabética.

Segundo o último balanço divulgado na semana passada, mais de 900 mil brasileiros ainda não retiraram o benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 880).
O prazo para o saque termina no dia 31 de agosto. Depois desse período o valor retorna ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Para realizar a consulta, clique no banner “Abono Salarial” no alto da página do Ministério do Trabalho (www.trabalho.gov.br). Nos estados com maior número de trabalhadores que ainda não sacaram o benefício, a pesquisa disponibiliza uma lista dos municípios em ordem alfabética. Exemplo: no estado de São Paulo, procure a primeira letra do nome da sua cidade, como “C” para Campinas.

Por volta das 12h, a página com as listas de nomes apresentava bastante lentidão no carregamento, o que dificultava a consulta.

Busca por CPF ou número do PIS/Pasep

Em outra ferramenta, disponibilizada no final de julho (http://abonosalarial.mte.gov.br/), os trabalhadores também podem consultar se tem direito ao benefício inserindo CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento.
Para ter direito ao abono salarial de 2015 (ano-base 2014), o trabalhador precisa:
– estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
– ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;
– ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014;
– ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais

Como sacar o PIS/Pasep

– Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.
– Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação.
– As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.

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