Massas, a Batata e o Milho são Ricos em Carboidratos

Alimentos Ricos em Carboidratos – Confira Lista Com os Principais

De acordo com as recomendações feitas por profissionais nutricionistas e nutrólogos, nossa alimentação deve ser baseada em uma grande variedade de alimentos de todos os grupos, assim sendo, nosso prato deve ser composto de grãos, cereais, verduras e carnes, e é exatamente a proporção adequada e o equilíbrio entre cada um deles que proporcionará os nutrientes fundamentais para o funcionamento perfeito do nosso organismo.

É importante esta introdução pois está muito em “moda” atualmente vermos pessoas correndo atrás freneticamente de receitas e dietas milagrosas que as façam perder peso rapidamente, quando na verdade o que se deve ser feito é uma reeducação alimentar e prática de exercícios físicos, esse sim é o grande segredo ou o grande “milagre” para uma vida saudável.

Massas, a Batata e o Milho são Ricos em Carboidratos

Uma prática muito difundida e utilizada atualmente é a dieta restritiva de carboidratos na alimentação, algo recomendado até mesmo por alguns médicos, porém, como vimos inicialmente, nosso organismo necessita de todo tipo de nutrientes, inclusive dos carboidratos, vistos como “vilões” em qualquer dieta.

O que precisamos entender portanto é que tanto para quem deseja manter sua silhueta atual e também quem deseja emagrecer, deve sim incluir em sua alimentação diária algumas porções de carboidratos, é claro que quantidades pequenas, visto que o excesso deste nutriente é que pode nos fazer engordar.

Sendo assim, antes de iniciar uma dieta ou um processo de regime, consulte um(a) nutricionista para que o mesmo recomende qual a quantidade exata de carboidratos que você deve ingerir em suas refeições e assim ganhar muita saúde e não prejudicar seu organismo, visto que este nutriente é nossa principal fonte de energia para as atividades corporais.

Carboidratos Simples e Complexos – Qual Diferença Entre Eles

Devemos entender que existem dois tipos de carboidratos que encontramos nos alimentos que ingerimos: os carboidratos simples e os carboidratos complexos.

De forma resumida, podemos dizer que os carboidratos simples são aqueles que ingerimos e que nosso organismo consegue lidar com eles de forma mais fácil, pois suas ligações são mais “fáceis” de serem quebradas, gerando assim uma absorção rápida e consequentemente um aumento de níveis glicêmicos na corrente sanguínea.

Por serem de rápida absorção, sentiremos fome mais rapidamente, consequentemente comeremos muito mais e nem sempre nos saciaremos.

Entre os principais alimentos que contam com cadeias de carboidratos simples, estão por exemplo os doces em geral, como mel, geleias, pipoca, o pão francês, refrigerantes, macarrão, arroz branco, entre muitos outros.

Doces possuem muitos carboidratos

Do contrário, existem também os carboidratos complexos, ou seja, aqueles que contam com cadeias de nutrientes mais difíceis de serem digeridas e consequentemente tornam sua absorção mais lenta. Como exemplo, encontramos estes carboidratos complexos em alimentos como a banana (pouco madura), a maçã, lentilha, leite, grão de bico, iogurtes e alimentos integrais como arroz, macarrão, pães, entre outros, sem falar é claro que eles também podem ser fontes de  vitaminas, fibras, ferro e minerais.

Aqui há um gasto maior também de energia para este processo, é por isso que a recomendação de nutricionistas é sempre por optarmos por alimentos integrais, pois em suas composições encontramos tais “cadeias longas” e complexas de carboidratos.

Como o processo digestório e de absorção são mais lentos, sentimos uma sensação de saciedade por um período de tempo maior, o que faz com que comamos muito menos nas alimentações seguintes, nos deixando até mesmo menos ansiosos, o melhor de tudo isso é que emagrecemos.

Tabela Com a Lista dos Principais Alimentos Ricos em Carboidratos

Você poderá encontrar os principais alimentos ricos em carboidratos portanto, consultando a relação que fizemos abaixo, confira:

  •  Batata doce
  •  Arroz integral e branco
  •  Biscoitos e bolachas integrais
  •  Macarrão e massias integrais em geral
  •  Ervilhas
  •  Quinoa
  •  Açúcar mascavo
  •  Pão integral
  •  Feijão
  •  Leite
  •  Maçãs
  •  Lentilha
  •  Centeio, entre outros

Como vimos ao longo deste artigo (mesmo que de forma resumida), os carboidratos são nutrientes essenciais em nosso organismo, tendo como principal função fornecer energia para que possamos realizar funções metabólicas e que ele é usado para o gasto energético de forma geral, em exercícios, durante a digestão e em vários outros processos.

Portanto, não devemos jamais fazer dietas a base apenas de outros nutrientes, deixando de lado os carboidratos, pois sua falta pode causar problemas como anemia e fraqueza, além é claro do comprometimento dos processos metabólicos essenciais.

Mas para que você esclareça ainda mais essas questões, recomendamos que procure um profissional nutricionista, pois o mesmo é habilitado para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema e propor quais as quantidades ideais e formas de conseguir tal nutriente.

No vídeo abaixo você pode assistir uma matéria interessante sobre o tema, veja que os carboidratos não são tão “vilões” assim de nossa dieta, confira:

Se desejar fazer qualquer recomendação, crítica ou sugestão, nos escreva um comentário utilizando o formulário abaixo, pois sua participação é fundamental.

3 thoughts on “Alimentos Ricos em Carboidratos – Confira Lista Com os Principais

  1. Tenho câncer de próstata, e pelas pesquisas feitas em sites de medicina internacional, as células cancerosas se alimentam de glicose e carboidratos. Nestes sites, eles aconselham a quem tem câncer, fazer a “dieta cetogênica”, ou seja, evitar o açúcar e os carboidratos. Eu já evito o açúcar na minha alimentação. Como devo fazer para evitar os carboidratos e não sentir fraqueza?

    • Mauro,

      Nesse artigo nós apenas apresentamos alimentos que são ricos em carboidatros, ou seja, não queremos aqui divulgar tratamentos sem orientação médica, mas sim contribuir para uma vida mais saudável. No seu caso, o melhor a fazer é procurar a ajuda de um médico especialista, afinal de contas, trata-se de um câncer.

      Boa sorte!

  2. Essa menina do vídeo que me desculpe, mas se continuar comendo essas porcarias que citou estou até com dó, pois irá se destruir pouco a pouco. Vou citar apenas que ela disse: miojo! Será que nunca leu sobre o tal produto que na verdade é um veneno igualmente a outros citados.
    Cuide-se garota porque dessa forma está arrebentado com sua saúde.

Deixe um comentário