Como fazer sabonete artesanal – Passo a Passo, Materiais e cuidados

Além de uma excelente terapia ou hobby, fazer sabonete artesanal pode ser uma boa fonte de renda. Geralmente produtos artesanais, personalizados ou exclusivos são muito procurados e você pode confeccionar sabonetes para ocasiões especiais, como presente, como lembrança, para crianças.

O mais interessante é que você pode personalizar o sabonete do seu jeito, com a cor e essência que quiser. Para começar um hobby, aderir a uma espécie de terapia ouaté mesmo fazer uma renda extra, acompanhe nesse artigo o como fazer sabonete artesanal passo a passo.

Materiais Necessários e como fazer sabonete artesanal

  • 1 kg de base glicerinada
  • 30 ml de essência
  • Corante alimentício
  • Folhas, flores ou ervas desidratadas.
  • Recipiente de esmalte ou de vidro temperado
  • Bastão de vidro ou colher de plástico descartável
  • Forma ou panela para banho-maria
  • Etiquetas de identificação dos produtos
  • Fôrmas de silicone ou fôrmas de chocolate
  • Álcool de cereais
  • Conta-gotas
Como fazer sabonete artesanal
Como fazer sabonete artesanal

Modo de fazer o sabonete artesanal

Em um recipiente de esmalte, derreta a base de glicerina em banho-maria até dissolver muito bem, junto com o corante. Não há a necessidade de mexer a base enquanto estiver no banho-maria.

Quando a base estiver totalmente diluída retire do banho-maria e com um auxílio de um bastão de vidro, mexa a base derretida, afastando a nata que irá se criando. Mexa até acabar a evaporação.

como-fazer-sabonete-artesanal-01

Acrescente a essência, coloque em fôrmas para secar com as ervas dentro (3h aproximadamente).

Desenforme cuidadosamente e acerte as rebarbas. Embale o sabonete com filme plástico e fixe-o com uma etiqueta de identificação.

Vale acrescentar que pelo fato de as folhas, flores ou ervas desidratadas serem leves, o procedimento deverá ser da seguinte forma: Coloque cerca de 2mm da base derretida na forma. Em seguida colocamos as ervas sobre a base. Aguarde cerca de 1min e acrescente o restante da base.

Contudo, para que o sabonete artesanal fique inteiramente “recheado” com ervas, procedemos da forma anterior, mas sempre fazendo camadas de colagem das ervas.

É legal lembrar que dentro de um mesmo sabonete podemos colocar ervas diferentes, flores e folhas, sempre colocando as mesmas em camadas pequenas. Podemos combinar também vários tipos de cores e essências para cada camada.

Hoje em dia podemos contar algumas variedades de bases glicerinadas no mercado, muitas delas têm melhorado bastante em qualidade frente a um mercado de consumidoras cada vez mais exigentes, mesmo assim seja bastante criteriosa ao escolher e procure observar.

 

Cuidados e observações especiais na elaboração do sabonete artesanal.

Como todos nós sabemos, a pele é um órgão sensível especialmente com produtos químicos.

Caso aconteça de você apresentar alergias ou quaisquer reações adversas, busque um médico.

Não recomendável para crianças ou grávidas.

Para detectar uma boa base glicerinada, verifique aquela que não produz odor desagradável, muitas que contém em sua composição gordura animal e outros ingredientes de má qualidade, tendem a apresentar este inconveniente.

Outro ponto importante a observar nas bases transparentes é se a base apresenta flocos ou tufos foscos ou esbranquiçados, estas bases tendem a não dar boa transparência no sabonete, por isso, escolha aqueles de cor uniforme.

Não escolha em hipótese alguma aquelas que estiverem úmidas e apresentam inclusive manchas de molhado no rótulo que normalmente é de papel, ou, que você perceba estarem muito úmidas ao contato, elas produzirão um sabonete mole demais.

Rejeite sempre aquelas bases com forte cheiro de álcool, caso isto ocorra reclame e peça a troca.

Dessa forma, com a prática e com o tempo você irá conhecendo as marcas existentes e as características de cada uma, até que possa eleger uma de sua preferência.

Vídeos de como fazer sabonete artesanal

Como fazer um sabonete artesanal – corações

Minha receita de sabonetinho

Aprenda a fazer um belíssimo sabonete personalizado!

Gostou de nossas dicas de como fazer sabonete artesanal ? Comente!

Deixe um comentário