Benefícios do Gengibre – Para que Serve e Emagrece Consumir o Chá?

por Redator
em Saúde
12 de setembro de 2013
 Benefícios do Gengibre   Para que Serve e Emagrece Consumir o Chá?pinit fg en rect gray 20 Benefícios do Gengibre   Para que Serve e Emagrece Consumir o Chá?

Nos tempos que vivemos atualmente, onde a busca por hábitos de vida mais saudáveis fazem parte da rotina de cada vez mais pessoas, nada melhor do que conhecer também as propriedades, as vantagens e para que serve cada um dos alimentos. Confira portanto neste artigo uma série de diversas informações que reunimos sobre quais são os principais benefícios do gengibre para o nosso organismo e para nossa saúde de forma geral.

Antes de tudo, devemos dizer que o gengibre é uma raiz tuberosa, proveniente do continente asiático e que pode ser utilizada tanto na culinária para confecção de pratos deliciosos, como também pode ser utilizada pela medicina por conta de suas propriedades terapêuticas, pois hoje em dia já foram descobertos muitos dos seus benefícios, conforme veremos no decorrer da matéria.

Benefícios do Gengibre – Principais Nutrientes de sua Composição

Esta raiz tem como um de seus principais componentes uma substância conhecida como gingerol, que além de ser responsável pelo sabor picante da mesma, contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que conseguem auxiliar a proteção de nosso organismo contra infecções de bactérias e fungos.

Além disso, algumas de suas propriedades terapêuticas, como ação bactericida, desintoxicante, termogênica e de melhora dos sistemas digestivo, respiratório e circulatório, se deve à ação conjunta de outras muitas substâncias, que são encontradas em maior escala no óleo essencial da raiz, que é rica em componentes medicinais como o cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Podemos encontrar ainda nesta planta outros nutrientes, tais como vitamina B6, potássio, magnésio, cobre, entre outros, porém a ingestão destas substâncias não tem grande potencial em nosso organismo por conta da pouca quantidade de gengibre que devemos utilizar.

Confira Agora Para que Serve e Quais São os Benefícios do Gengibre

A gama de benefícios proporcionados pelo uso rotineiro da planta é muito grande, vejamos na sequência quais seus principais usos e benefícios. Inicialmente, podemos dizer que o uso regular do gengibre serve para tratarmos problemas estomacais, isso porque as propriedades da raiz auxiliam no combate de enjoos, gases, indigestão, náuseas que tem como causa por exemplo o tratamento de um câncer e perda do apetite.

Citamos anteriormente o auxílio do gengibre no tratamento de uma indigestão, e isso se deve ao fato de o mesma ter um componente que é justamente utilizado na produção de remédios laxantes e antiácidos, que combatem esse problema, auxiliando a perfeita digestão de alimentos, sobretudo os muito gordurosos.

Podemos citar ainda como benefícios do gengibre a nossa saúde, seu eficaz combate contra o mau hálito, cólicas menstruais, ressacas, alívio de dores provenientes de artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse, bronquite, entre outras. Justamente por sua ação anti-inflamatória, a raiz é muito utilizada na produção de xaropes. O óleo poderá ser utilizado ainda eficazmente para tratar pequenas queimaduras.

No vídeo abaixo é possível encontrar mais algumas informações. Confira:

Realmente o Gengibre Emagrece?

Muito se fala hoje em dia a respeito dos alimentos termogênicos e de suas propriedades. Alimento termogênico, de uma forma bem resumida, nada mais é que um alimento que nosso organismo terá maior dificuldade de fazer a quebra de todos os seus componentes, consequentemente, nosso corpo consumirá mais energia durante um maior tempo para “digerir” tais alimentos. Como todos devem saber, todos as atividades que realizamos consomem energia, incluindo todo processo digestivo.

Assim, todo este processo metabólico é conhecido popularmente como “acelerar o organismo”, que aliado a uma dieta balanceada e a hábitos saudáveis e regulares de exercícios físicos, pode sim auxiliar muito na queima de calorias e consequentemente, em um processo de emagrecimento, pois as propriedades termogênicas do gengibre podem aumentar a temperatura corporal, “acelerando o metabolismo” e aumentando a queima das indesejadas gorduras em até 10%.

Onde Encontrar e Como Consumir o Gengibre?

Caso você ainda não o utilize em seu dia-a-dia, mas deseja passar a consumi-lo e assim se valer de todos os benefícios do gengibre, saiba que é possível encontra-lo principalmente em bons supermercados e lojas especializadas em produtos naturais, na forma intacta de sua raiz de tubérculos ou então na forma em pó.

Você poderá consumir este produto na forma de chás com infusão de lascas de gengibre, que são excelentes para combater gripes, tosses, resfriados, além é claro de suas propriedades termogênicas relatadas anteriormente. Para preparar o chá, basta acrescentar raízes, cascas ou talos de molho por aproximadamente 30 minutos e logo após esse tempo adicionar água e levar o produto ao fogo por um pouco mais de 30 minutos, que já são suficientes.

É possível ainda consumir o gengibre através da elaboração de pratos doces e salgados, através do consumo de sucos, batidas, acrescentando o mesmo onde mais você desejar, inclusive, se tolerar o sabor, mastigue alguns pedaços rotineiramente, nunca passando de 4 gramas ao dia.

Apesar de ser um produto natural, recomendamos muita prudência em seu uso, principalmente por parte hipertensos, gestantes, lactantes, pessoas com hipertiroidismo, entre outros.

O melhor a se fazer agora que você já se inteirou sobre quais são os benefícios do gengibre para nossa saúde e que ele pode realmente ajudar no emagrecimento, é consultar um médico endocrinologista e uma nutricionista, pois os mesmos poderão lhe dar informações mais aprofundadas sobre o produto e também se recomendam que você o inclua ou não em sua alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: